Inventive

SEO


Aproveitando ao máximo as possibilidades da Internet - Parte 2: Divulgue (a si mesmo)!

Continuando a série de posts voltados às micro e pequenas empresas, agora discutiremos sobre como divulgar seus produtos e sua marca e torna-los famosos na internet.

Muito mais do que tentar ser, forçosamente, o primeiro resultado do Google, a melhor estratégia para aproveitar a experiência da sua empresa na Internet tem a ver com um assunto primordial do Marketing: a construção de uma Marca.

Se no plano real, "fazer uma Marca" é divulgar as suas qualidades e características de forma que as pessoas comecem a se interessar, busquem conhecer e finalmente experimentem comprar seu produto ou serviço, no mundo virtual o objetivo da divulgação continua o mesmo, mas a forma como pode ser feito é bem diferente de montar uma bela fachada ou distribuir panfletos pela rua.

Divulgar na Internet exige Sensibilidade, Senso de Oportunidade e Criatividade.

Falo de Sensibilidade, pois devemos ter percepção o suficiente para pesquisar e buscar informações de onde o nosso público-alvo está. E isto infelizmente não é tarefa fácil. Da forma como a Internet existe atualmente, é preciso notar, por exemplo, que as grandes concentrações de pessoas (ou seja, os portais de provedores) são extremamente genéricas, abordando todos os tipos de assuntos, e que a sua empresa pode sumir no meio da vastidão de assuntos que um portal pode tratar.

Mas afinal... O que é "otimizar um site para busca"?

Vamos falar um pouco sobre marketing na internet e a idéia mais fácil (mas a mais difícil de ser executada) que existe de se obter sucesso na rede: Aparecer como primeiro resultado do Google®.

Ok, então você já entende que participar na Internet é, efetivamente, PARTICIPAR, e não somente construir um "sitezinho" pra dizer que tem presença virtual (se você não sabe de nada disso, leia meu texto sobre a solução vitoriosa).

Mas é claro que, além do canal de comunicação criado aqui, é preciso que este meio seja bem divulgado dentro da própria internet de forma que, fatalmente, você (fazendo tudo corretamente) tenha o sucesso virtual que implicará em simplesmente fazer seu negócio crescer com você. Pensando assim, uma maneira importante e que nunca deveria ser esquecida é utilizar uma ferramenta presente em quase 100% das utilizações da internet pelas pessoas: Os sites de busca.

A busca, em geral, é o início de grande parte da experiência do usuário pela internet na sua caça por um assunto. Através dos buscadores (no Brasil, sem dúvidas, o mais famoso é o Google®, mas há também o Yahoo! e o MSN Live Explorer), as pessoas esperam achar conteúdo relevante (sejam textos, fotos, vídeos, áudios, etc.) para aquilo que estão procurando.

E onde entra seu negócio nisso? É muito simples: Sua empresa produz algo que é totalmente relevante para assuntos que as pessoas buscam na internet.

Se mesmo assim, o site de sua empresa "não aparece" na busca pelas palavras-chave que tem muito significado para o que você faz de melhor, é porque uma série de fatores te impedem de se posicionar bem na lista de resultados dos buscadores:

[SpecialCars]

O [SpecialCars]® é o primeiro portal social-comercial-colaborativo brasileiro com foco no mercado automotivo. Através de conceitos de Redes Sociais, Gestão de Conhecimento e Marketing Aplicado para Web 2.0, seu ideal principal é de agregar valor junto a todos os participantes do mercado automobilístico brasileiro, considerando toda a cadeia de consumo (desde o fabricante de produtos, passando pelas vendas e revendas, e dedicando especial atenção ao consumidor final), trazendo diálogo, conhecimento e oportunidades para todos os envolvidos.

Otimização de Sites para Busca (SEO) - Estratégias para melhor posicionamento em sistemas de buscas como Google®, Yahoo!® e outros

A Inventive pode lhe ajudar a obter melhores resultados na Internet.

E, como parte importante deste trabalho, ações para que a sua empresa fique melhor colocada nos principais meios de busca são cruciais para o sucesso de seu empreendimento na Internet.